SBT X RECORD

em quarta-feira, 5 de janeiro de 2011


A Folha teve acesso a pesquisa do Ibope Monitor sobre investimentos publicitários em TV aberta, que aponta que 20% do faturamento do SBT, de janeiro a setembro, veio de anunciantes ligados a empresas do Grupo SS.

Segundo o estudo, que soma valores de tabela (sem descontos) pagos por anúncios nas emissoras nos dez principais mercados do país, o SBT faturou, de janeiro a setembro deste ano, cerca de R$ 4 bilhões.

Desses, 20%, cerca de R$ 811 milhões, vieram de anunciantes como Liderança Capitalização, Jequiti, Jequitimar, PanAmericano (um dos maiores anunciantes do canal) entre outras empresas da holding.
o faturamento da rede globo, foi de aproximadamente 9,6 bi.
A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta sexta-feira (12).

Agora veja esse artigo tambem sobre faturamento de tv publicado em 13/02/2009.

EMISSORAS FATURAM APESAR DA CRISER
Os números do faturamento das emissoras de televisão com publicidade, divulgados nesta semana por colunistas especializados, vão na contramão do noticiário intenso e às vezes dramático sobre a crise financeira internacional. Surpreendentemente, para quem leva muito a sério o noticiário da crise, as emissoras brasileiras fecham as contas de janeiro com receitas até 30% superiores às do mesmo mês do ano passado.

A liderança continua, de longe, com a Rede Globo, que chega a faturar cinco vezes mais do que a Record com todas as suas afiliadas.

Nem todos os balanços estão finalizados, mas os levantamentos preliminares indicam que, apesar de o último trimestre de 2008 ter sido dominado pelo noticiário sobre a crise e pelo pessimismo, todas as emissoras apresentaram ganhos expressivos no ano passado.

O SBT, que vem perdendo espaço nos últimos anos, celebrou um crescimento de 14%, com fartura de anúncios do setor automobilístico e do varejo em 2008, comparado a 2007. Somente na emissora principal, o grupo Silvio Santos arrecadou 700 milhões de reais em publicidade.

A Rede Record, que vem ganhando destaque na competição por audiência, vai registrar um faturamento de quase R$ 1,8 bilhão. Ja a Rede Globo, com cinco emissoras próprias, vai comemorar um faturamento total de R$ 9,5 bilhões.

Champanhe na geladeira

Para se ter uma idéia da pujança do setor no Brasil, toda a indústria jornalística dos Estados Unidos representa um faturamento anual de 55 bilhões de dólares.

O futuro da televisão é considerado sob risco em todo o mundo por causa do crescimento das mídias digitais que nascem da convergência da internet com os aparelhos móveis de comunicação. Além disso, muitos estudiosos do tema consideram insustentável o modelo de negócio da televisão, que produz altos custos e mobiliza grandes somas, o que restringe o universo de anunciantes a grandes empresas e ao setor público.

Alguns analistas comerciais da mídia vinculam o surpreendente desempenho do setor de televisão no Brasil ao crescimento da chamada nova classe média, surgida dos programas sociais e da estabilidade econômica dos últimos anos. Mas, apesar de manterem o noticiário pessimista, os responsáveis pelas emissoras já colocam o champanhe para esfriar.

PUBLICADO POR/observadorio da imprensa.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

footer social



Topo