A Criação na mitologia grega

em quinta-feira, 30 de julho de 2015

Segundo a Wikipédia mitologia grega é o conjunto de mitos e ensinamentos que pertencem à Grécia Antiga, sobre seus deuses e heróis, a natureza do mundo, as origens e o significado de seu próprio culto e práticas rituais. Era parte da religião na Grécia antiga. Estudiosos modernos referem-se e estudam os mitos na tentativa de lançar luz sobre as instituições políticas e religiosas da Grécia Antiga e sua civilização e assim ter uma compreensão da natureza da geração do mito em si.

 A mais alta montanha da Grécia, o monte Olimpo, onde os gregos antigos acreditavam ser a morada dos Doze Deuses.

O Surgimento do Universo segundo a mitologia grega
Para os gregos antigos, o surgimento do Universo estava relacionado com a existência de divindades. 

Segundo as lendas da mitologia grega, no princípio, havia somente os caos, a primeira divindade surgida no Universo.

Depois surgiu Gaia (a Terra), dando ao caos um sentido, limitando-o espacialmente. Em seguida, surgiu a noite e o Érebo (sombras).

Gaia, sozinha, gerou Urano (o Céu). Também sozinha, a Noite gerou o dia.

Surgiu, então, Eros, o amor universal, que fez Gaia se apaixonar por Urano e gerar os primeiros deuses – seres gigantescos com força extrema chamados de titãs – e também os ciclopes, que eram deuses gigantes com um só olho na testa, todos violentos e destruidores.


Segundo a lenda, um dos filhos de Gaia e Urano, Cronos (o Tempo), revoltou-se contra seus irmãos e pai, castrando-o, para assim evitar o nascimento de mais irmãos destruidores. Com isso, a Terra e o Céu foram separados. Posteriormente, na Terra, viria a surgir o homem. 


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

footer social



Topo