A Rede Globo, que tem os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro até 2018, tenta prolongar por mais dois anos o vínculo do contrato com os clubes há algumas semanas. Porém, os times têm feito jogo duro para estender o compromisso.
Segundo o site oficial da ESPN Brasil, o principal receio da Globo é que a Liga Sul-Minas-Rio ganhe mais força e possa ser o "pontapé inicial" para uma liga nacional independente da emissora.
Na última semana, os clubes demonstraram força durante uma reunião com o presidente da CBF para discutir sobre a Liga Sul-Minas-Rio. O cartolas foram atendidos e impediram que o executivo da Globo, Marcelo Campos Pinto, participasse do encontro.
A CBF já deu o aval para a competição. Agora, com tudo certo para a Primeira Liga, como tem sido chamada a competição organizada pela Sul-Minas-Rio, a Globo também diz se interessar pela competição. Em reunião com o presidente da liga, Alexandre Kalil, a emissora carioca já afirma querer os direitos da competição.
Atualmente, o Campetonato Brasileiro das Séries A e B são de posse da Globo. Estima-se que a emissora pague cerca de mais de 500 milhões de reais pelos dois torneios.