O Silas Malafaia publicou um vídeo em seu canal oficial no Youtube criticando o projeto de Lei 3722/2012, que deseja revisar a questão do acesso às armas no país. Ele acredita que a proposta seria um “lobby da indústria armamentista”.
O pastor fez um apelo público para que os deputados da bancada evangélica não votassem a favor. Lembrou que os cristãos são “a favor da vida”, e listou uma série de medidas que deveriam ser tomadas para minimizar os
crimes. Mas mostrou-se contrário à possibilidade de que o cidadão comum tenha até 6 armas em casa e 100 munições anuais, por arma.
O Projeto em questão é de autoria do deputado federal Peninha Mendonça (PMDB/SC), e pretende rever algumas questões no Estatuto do Desarmamento. A idade mínima para se portar armas passaria a ser de 21 anos e não mais 25.
Além de facilitar a obtenção de portes de armas de fogo, tornaria mais fácil a importação de munições. Prevê ainda que se alguém disparar arma de fogo, mesmo que machuque outra pessoa, não seria presa em flagrante caso “houver indícios” de que seja em legítima defesa.
A manifestação de Malafaia causou diversas reações na internet. Muitos criticaram a sua postura. Entre as várias colocações nas redes sociais,lembravam que o pastor Silas dirige uma Mercedes blindada.