Especialistas dizem que novo iPad é mais do mesmo, só que melhor

em quinta-feira, 8 de março de 2012


Novo modelo não inova, mas é suficiente para atender ao que os consumidores esperam Do R7

A apresentação nesta terça-feira (7) do novo iPad feita nos Estados Unidos pela Apple mostra que as características do tablet não são muito diferentes do que já havia circulado como rumor semanas antes de seu lançamento. 

A diferença entre o novo modelo e sua versão anterior, o iPad 2, é significativa. O produto ganhou uma resolução de tela muito maior, mais velocidade, câmera de melhor qualidade e conexão com 4G, a banda larga móvel ultrarrápida. No entanto, nenhum dos recursos é tecnologicamente inovador, de acordo com
especialistas.

Lance Ulanoff, editor-chefe do site Mashable, questiona a estratégia da Apple em apresentar mais do mesmo, sem grande salto tecnológico.

- Me pergunto se estamos diante de uma mudança de estratégia. Será que chegamos tão longe na tecnologia, especialmente no design industrial, que a Apple não tem outra escolha senão ir devagar?

Ele cita o lançamento do iPhone 4S, que também não teve mudanças radicais em relação ao modelo anterior, o iPhone 4. Mesmo assim, explica que a companhia deve continuar sendo um sucesso em vendas.

- Não considero hoje [ontem] uma completa decepção. [...] As atualizações do novo iPad são inteligentes e a Apple já provou que pode fazer um sucesso monumental com atualizações de produtos.

O iPhone 4S, por, exemplo, atingiu 4 milhões de unidades vendidas uma semana após o lançamento. Já o iPhone 4 demorou três semanas para vender 3 milhões de unidades.

Para Rip Empson, crítico do site TechCrunch, o público se acostuma cada vez mais com as atualizações ou melhorias das características que já fazem parte dos produtos da Apple.

- Vemos uma linha cada vez mais tênue entre a inovação e a atualização. Enquanto a Apple continua a atualizar seus produtos de tal forma que interesse seus clientes, não haverá problema.

Como exemplo de melhoria ele cita a qualidade de imagem e, consequentemente, o potencial para atrair a atenção de quem gosta de games.

- Desenvolvedores de jogos poderão descobrir [com o novo iPad] a melhor forma de incorporar novos elementos visuais. O novo iPad tem uma qualidade de imagem que você vai querer jogar por meio dele os jogos que joga com um console.

Fim do laptop? 
No evento de ontem, Tim Cook, presidente-executivo da Apple, abriu sua apresentação dizendo que o novo iPad é a grande estrela da Apple para o mundo “pós-PC”.

- O iPad definiu uma nova categoria. De várias maneiras, o iPad está revolucionando a computação pessoal e portátil e ultrapassou todas nossas mais ambiciosas pretensões.

Mas, Dan Ackerman, especialista em tecnologia do site Cnet, diz que é difícil afirmar que a terceira geração do iPad tem novidades a ponto de tornar o laptop ou o computador de mesa (PC) obsoletos.

- Certamente o novo iPad pode substituir um laptop menor, secundário, daqueles que se usa em viagens, mas eu não vejo uma grande mudança em relação ao iPad 2. Talvez um dia, todos nós usaremos tablets, mas para que isso aconteça o iPad e seus concorrentes terão que dar um grande salto nas suas próximas gerações, muito maior do que o que vimos [com o lançamento do novo iPad].
Veja a evolução do iPad até agora:
Novo iPad

Profundidade: 0,94 cm

Peso: 635 g ou 662 g (4G)

Resolução: 2048 x 1536 pixels

Capacidade: 16 GB, 32 GB ou 64 GB

Conectividade: Wi-Fi, 3G e 4G (LTE)

Processador: A5X

Câmera: 5 megapixels
iPad 2

Profundidade: 0,88 cm

Peso: 601 g ou 613 g (3G)

Resolução: 1024 x 768 pixels

Capacidade: 16 GB, 32 GB ou 64 GB

Conectividade: Wi-Fi e 3G

Processador: Apple A5 Dual-Core

Câmera: menos de 1 megapixel
iPad

Profundidade: 1,34 cm

Peso: 680 g ou 730 g (3G)

Resolução: 1024 x 768 pixels

Capacidade: 16 GB, 32 GB ou 64 GB

Conectividade: Wi-Fi e 3G

Processador: Apple A4

Câmera: Não tem

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

footer social



Topo