A cúpula da Globo já tem um bom motivo para comemorar: as cinco novelas atualmente no ar (uma reprise e quatro inéditas) registraram aumento de ibope nas últimas semanas.
O folhetim das 21h, A Regra do Jogo, que chegou a ter um capítulo marcando apenas 19 pontos em setembro, alcançou 27 de média na semana passada.
Na análise de suas oito semanas no ar, a trama de
João Emanuel Carneiro tem 25 pontos, mesmo índice da antecessora, Babilônia, de Gilberto Braga, Ricardo Linhas e João Ximenes Braga.A produção das 19h, I Love Paraisópolis, de Alcides Nogueira e Mário Teixeira, tem 23.5 de média em 24 semanas de exibição.
Após registrar seu pior número no início de outubro, 17 pontos num capítulo de sábado, a novela voltou a ter boa média na semana passada: 23 pontos.
A novela termina no próximo dia 6. A projeção é de gerar 7% de crescimento em sua faixa horária em relação à trama anterior, Alto Astral, de Daniel Ortiz.
No ar há quinze semanas, Além do Tempo, a elogiada novela das 18h de Elizabeth Jhin, alcançou média até aqui de 20.4 pontos.
Depois de perder público no início de outubro, a novela recuperou ibope na semana passada, quando aconteceu a mudança de fase, do século XVIII aos dias atuais.
Na média geral está 1 ponto à frente da igualmente bem avaliada Sete Vidas, de Lícia Manzo, que ocupou o horário até julho.
Com dez semanas, Malhação – Seu Lugar no Mundo, de Emanuel Jacobina, registra 14.6 de média, com crescimento de audiência nos últimos dias.
No mesmo período, a temporada anterior, Malhação Sonhos, de Rosane Svartman e Paulo Halm, tinha 14.4 pontos.
No Vale a Pena Ver de Novo, Caminho das Índias, de Gloria Perez, apresenta 13.2 de média em 13 semanas no ar. Na semana passada teve ótimo desempenho, com capítulo atingindo 16 pontos.
Ainda está distante dos 17 de média final da reprise anterior, O Rei do Gado, de Benedito Ruy Barbosa, mas ainda tem tempo para se aproximar desse índice.
No ano de seu cinquentenário, a Globo não vive uma boa fase no Ibope. O consolo é o controle da fuga de telespectadores de suas novelas, a maior vitrine comercial da emissora.